12 de setembro de 2009

Da série Pactos

Almas

Quer fazer um pacto comigo?
Coisa assim, bem juvenil, sabe?
Mas não precisamos trocar nossos sangues, não.
As feridas que abrimos um no outro já são suficientes.
Como não demos certo naquilo que as pessoas dizem ser o normal – ficar junto, conviver, transar, passar o dia a dia, brigar, reatar, gostar muito – podíamos mudar as coisas e fazer de um jeito outro, assim:
um casamento espiritual. Por que você ‘tá rindo?
Se tem gente que dá passe, recebe espírito, submete-se a cirurgias espirituais, por que te parece tão absurdo? Peraí. Acaba de ouvir e depois me diz o que pensa.
Veja: nós sabemos que nos gostamos muito. Você não me ama mais como antes, nem eu a você, mas já admitimos que nos gostamos à beça. Que uma força diferente, poderosa, nos une, apesar do tempo e dos caminhos paralelos. Concorda?
Então... se casados espiritualmente, não deixaremos que a sua insegurança nem a minha inconstância nos afaste de novo.
Amor de almas não tem dessa. Está acima das regras do que é se relacionar aqui, no hoje e agora. É um gostar que não perece, nem diminui.
A gente se casa etereamente, temos uma lua de mel imaginária... nos encontramos em sonhos e fazemos amor por telepatia.
Porém, não será tudo tão simples. Teremos neste tempo, um compromisso, como matérias vivas, até que a morte nos separe e nos una lá, no tal paraíso – talvez no inferno, porque ando terrível ultimamente.
Vamos ter de nos prometer nunca – sabe o que é nunca, né? – nos abandonar.
Explico: primeiro que, desse jeito, só podemos viver esse casamento. Nada de traições e trocas por outras almas. Nisso, nos somos exclusivos.
Segundo que sempre que um procurar o outro, por qualquer motivo, será bem acolhido.
Porque casamento de almas pressupõe uma amizade firme, sincera.
Talvez nunca mais nos vejamos pessoalmente, mas deveremos ter presente de que um pode, sim, pedir ajuda ao outro. Seja para falar de um filho que se frustrou em algum exame classificatório para conseguir emprego, seja para lamuriar sobre relações mal resolvidas...
Devemos, pois, ficar alertas. Ouvir nas entrelinhas e perceber os sinais de fumaça.
Na ausência silenciosa de um, o outro deve ir atrás para certificar-se de que está tudo bem.
Porque depois de tanto tempo, de tantas vivências, sei que você é minha alma gêmea. Daí, não tem jeito: casemos!
E também já sei que, neste Planeta, não seremos mais um casal. Porque não sabemos seguir essas regras que impuseram dizendo que só assim é possível ser feliz na vida a dois.
Essa ideia eu tive ontem, depois de beber uma caipirinha. Mas hoje eu ‘tô super sóbria. E faço então o pedido: quer casar sua alma com a minha?

6 de setembro de 2009

Da série "A falta que ela me faz - parte 2"


Vontade que dá


Ando com uma saudade danada!
É... fazia tempo que isso não batia, assim, desse jeito.
Saudade de dançar na sala, sozinha, fingindo que a escova é o microfone.
Vontade de rever algumas fotos, ouvir meu coração bater mansinho.
Saudade do suor frio quando um olhar masculino cruzava com o meu.
Desejo de andar pela rua, sem pressa, na chuva, nem aí com o trânsito além da calçada.
Coisa boa que era acordar ao meio-dia, ficar de pijama e comer um monte de bobagens.
Ai! Que falta me faz o sol batendo ardido na pele pra dar cor ao que anda sem brilho.
Vontade de ler um livro emocionante, daqueles que me deixavam presa às páginas horas a fio.
Saudade de ficar ao telefone com um amigo distante recordando os velhos tempos.
E quando saia por aí, sozinha? Ia ao cinema, depois tomava lanche, bebia uma taça de vinho, comprava um mimo pra mim e achava o máximo a minha companhia!
Encantava-me com os próprios pensamentos e ria de minhas piadas solitárias.
Saudade de achar graça no que faço, chamar-me de ridícula quando isso é fato... e prosseguir na vida, querendo mais.
É feriado, chove lá fora e enquanto tudo está assim, parado no tempo, fico aqui, sentindo saudades de mim.

Na garganta

Tinham de ser duas diminutas bolinhas. Mas se tornaram duas amêndoas. Foi assim que o cirurgião definiu as amígdalas extraídas de meu filho.
E foi só aí que entendi que complicado amígdalas virarem amêndoas.
Comer se torna um ato quase impossível. A dor transfigura o rosto sereno que meu menino sempre traz estampado na cara. Ele sorri quando chego em casa exausta, pós trabalho, pedindo: "Gabriel, preciso do seu abraço da paz!". E ele me aperta gostoso, grandioso perto de mim, nos seus 178 centímetros de menino homem que, aos 18 anos, enfrenta a dor de retirar as amígdalas.
E quantas outras dores estão presas ali, na garganta?
Como a refeição engolida a seco, em minutos. Ou aquela gororoba mal feita que é a única opção de alimento... quantos sapos, quantas moscas, quantas merdas mandamos goela abaixo. Ou soltamos goela acima.
Não me lembro de quando extrai minhas amígdalas. Eu era pequenina - bem mais.
Mas lembro de muitas frases engasgadas, entaladas na garganta, que deixei de dizer para poupar o outro. Recordo-me do tempo em que minha garganta era profunda, sem fim, e eu estocava verdades não ditas.
Hoje não tenho essa "finura". Nada fica parado. Sai como entrou. Digo e pronto.
Mas os sapos... estes eu ainda cultivo no lugar das amígdalas que não mais tenho. Estão lá, a coachar a vontade que me bate, tantas vezes, de vomitar o que sinto no colo de quem pensa que está tudo na mais perfeita ordem. Aqueles que quando nasceram esqueceram de trazer consigo a dose mínima - e necessária - de bom senso.
Não que eu seja rainha do saber o que fazer ou o que dizer... não, não sou. Mas na minha fórmula pessoal veio, sim, a dose mínima.
E é pela garganta que tudo passa. Talvez nem todos tenham muita noção disso. O quanto uma boa garganta traz mais qualidade de vida. Vejo pelo que sou e pela experiência que passo agora com meu filho. Uma garganta ferida, magoada, às vezes não consegue sequer absorver o simples, sequer beber água.
E na minha garganta ainda existem muitas feridas. Não a tenho alimentado muito bem, confesso. E sem amígdalas, talvez muitas coisas não são filtradas como deveriam, contaminando minha alma.
Preciso usar a dose mínima de bom senso - que veio no meu pacote - para mudar isso.
Enquanto não faço um bom gargarejo na estreita garganta, ajudo Gabriel a engolir o mingau super ralinho e frio. É o que dá, meu filho. Neste momento, é o que dá.