5 de junho de 2009

Primeiras dedicatórias...










ABANDONO
Ao meu pai
Você me disse coisas que não sei esquecer.
Fez promessas que nunca desacreditei.
Falou de horizontes e infinitos que busco todos os dias.
Você me deu ilusões que eu não tinha.
Devolveu-me o dom de sonhar e voar aos encontros.
Ensinou-me a nadar sem temer as marés.
Mas uma coisa, apenas uma,
eu não te perdôo, confesso:
ter partido sem me dizer porquê.


INTOLERÂNCIA
Aos homens que amei mas não soube entender
Gosto de olhar-te ao longe...
Pareces mais alto, mais novo.
Tens uma aura clara e cachos de sorrisos.
Teus cabelos ficam mais escuros
e teu andar parece tão sereno...
De longe, nosso amor se torna eterno
e as mágoas dissolvem-se ao vento.
As saudades nos pontuam como as estrelas
e as certezas são firmes, intocáveis.
Mas o dia te traz para perto
e então eu começo a ver-te.
Nesse olhar-te, tão próximo, pareces outro,
não sei reconhecer-te.
É quando a louca proposta
salta de meus lábios cerrados:
"Melhor partires. Quero, de longe,
amar-te pra sempre."

CARÊNCIA
Para mim mesma (naqueles dias em que tudo é falta)
Quero algo que adoce o tempo,
que regue o rancor com mel cristalino
e ajude a alimentar o meu ego anêmico,
com confeitos coloridos, cremes saborosos.
Preciso de barras de chocolate
que fechem o rombo de minha alma amarga.
Quero o açúcar, o caramelo, o saboroso.
Hoje - só hoje - sei que mereço!
Porque cansei de salgar-me em lágrimas.


AMANTES
Aos trágicos de plantão
A mesa estava posta.
Flores do campo enfeitavam o banquete.
Nas taças, restos do vinho doce,
nos pratos, espinhas de peixe e caroços de azeitona.
A sobremesa permanecia intacta,
derretendo sobre a pia repleta de louça.
A música, ao fundo, tocava pela enésima vez.
A meia luz assim ficou até amanhecer.
O telefone tocou e o recado foi gravado na secretária:
"Amor, mudança de planos. Estou chegando em casa bem cedo."
E os corpos, ensanguentados, jaziam sobre a cama desfeita,
enquanto ele, catatônico, olhava na TV
um canal de compras pagas com cartão de crédito.
Discou o número e fez a encomenda:
"Quero uma dessas, que limpam tudo sem deixar vestígios."
Foi tomar banho para relaxar, antes de fazer o café.


NADA
Para os que vivem suas crises...
Sabe aquele buraco
cravado no meio do nada
e cercado por tudo impossível?
É nele que hoje me escondo.
No buraco eu sinto o vazio
e a vida faz eco a repetir-se...repetir-se...
Não há cores, nem cheiros, nem tempo,
que fica cravado no passado, sem o bater das horas.
Nesse buraco não há luz,
nem lugar onde me sentar.
Escoro-me nas dores que sinto,
como se ali eu as pudesse sustentar.
Naquele buraco, no meio do raso,
eu vou ao fundo do poço,
perco o ar, perco o chão,
e só não me perco, porque não há caminhos.
Fico ali, sozinha, todos os dias,
naquele buraco que eu mesma cavei.

Nenhum comentário: