18 de dezembro de 2009

Da série Balanço


Adeus meu eu velho

No final do ano, dou uma parada para pensar nas coisas que vivi e o que quero viver no ano seguinte.
Para variar, farei diferente agora. É... cansei do "Adeus ano velho, feliz ano novo..."
Porque neste único 2009 de minha vida, aprendi um monte e tenho a sensação que desaprendi um outro tanto.
Duro admitir, mas me fiquei devendo. Só que eu não quero jogar para 2010 o que não resolvi nestes 365 dias que estão chegando ao fim. Porque não serei a mesma e sei que terei outras vontades e desejos.
O não realizado passou.... paciência. Estou mais ansiosa com aquilo que virá, que não sei, mas que me trará sensações outras, nada do que já senti. É isso que hoje me move.
Se tenho um deficit comigo mesma - sem querer ser tão complacente, mas muito realista -é porque não sabia ou não podia realizar. Porque sei que me esforcei. Pouco, talvez, em algumas coisas... mas estas, quem sabe, não eram as mais importantes. O que achei que valia a pena, eu investi, batalhei... mas sei que perdi, me frustrei nisso. Conquistei aquilo. Era o que me cabia, era o que eu dava conta.
Passo a régua, apago a luz de 2009 e começo a vislumbrar o começo do túnel, afinal, é ano novo.
Talvez este tenha sido o maior aprendizado: saber que ano que vem posso ser outra, e que não me devo nada. Apenas quero continuar acreditando.
Um super final de ciclo para você, querido leitor. E lembre-se: melhor, mesmo, é o que virá! Salute!


Perdas e ganhos

Em 2009, descobri que o homem da minha vida nunca mais poderá me amar. Não da mesma forma, não sem qualquer medo. Em 2010 estou me despedindo desse sonho. Só vou sonhar o que é possível.

Em 2009, não peguei gripe suína, mas fiquei com medo. A merda é que ela não se vai com o ano, mas volta no que virá.

Em 2009, me dediquei mais ao corpo. Sai da preguiça e fui fazer Pilates e caminhada. Tô contente com o resultado. Retardei a lei da gravidade... mas, até quando?

Em 2009 não cuidei do espírito. Talvez por isso esteja meio incrédula... vamos ver se o milagre acontece em 2010.

Em 2009 fiz novos amigos. Todos bem especiais. Desfiz poucas amizades. Mas não eram amizades. Eu que as via assim. Elas não me viam. Então, limpei a área de ilusões.

Em 2009 não me apaixonei por ninguém. E tenho a sensação que assim também será em 2010. Mas deixa rolar... porque em 2009 aprendi que estar sozinha é melhor do que mal acompanhada - e isso é tão óbvio que me senti meio estúpida quando me dei conta.

Em 2009 tive de pensar na morte. Não a minha, mas de pessoas que amo. E vou para 2010 sem saber nada sobre ela, além de que doi demais...

Em 2009 trabalhei à beça. Também me estressei muito. Meu pavio está mais curto. Para muitos, isso pode ser um retrocesso. Para mim é ganho. Parei de tudo entender, tudo aceitar e me deixar para quinto plano. Acho que me amo mais.

Em 2009 sofri como mãe de um homem, saindo da adolescência. Foi muito complicado. Mas sei lá porque agora tudo parece mais leve. Talvez finalmente eu tenha entendido a minha juventude e perdoado quem não me entendeu lá atrás.

Em 2009 quase adoeci, quase mandei tudo às favas, quase me envolvi, quase perdi o chão, quase entendi tudo... se este foi o ano do quase, nem quero imaginar o que será 2010!

Nenhum comentário: