30 de janeiro de 2011

Da série Interior

Iô-iô

Hoje fomos à festa do figo, em Valinhos.
Aquela coisa boa de interior. Ver e comer tudo que é possível ser feito com figo.
Do suco à fruta com chantilly.
Fui pensando assim...desse jeito simplista de quem nasceu e viveu na cidade grande.
Chegamos num espaço enorme.
Calor insuportável, de fritar figo no asfalto!
Vinhos, licores, doces, artesanato...até aí, tudo dentro do esperado. Mas, olha ali aquela barraquinha!
"Proibida a venda para menores de 18 anos". Ao lado, em letras garrafais: dose de capeta!
"Tira o pé do chão, moçada!" Voltei a Porto Seguro por alguns minutos - pelo menos enquanto tomava o capeta.
Sem grandes pretensões, entramos num outro espaço mais fechado. Era o terceiro campeonato free style de iô-iô. Acredita?
E eu que já achava o máximo fazer o iô-iô que ganhei na quermesse da escola subir e descer sem deixá-lo se enroscar todo?
Nada! O primeiro garoto, ao som do Sepultura, parecia dominado. Fazia o brinquedo dançar no ritmo, com malabarismos que jamais eu ousaria imitar.
O segundo foi de hip hop e levou a galera à loucura.
Saimos do campeonato e eu já comecei a achar que viver no interior não tem nada de tão previsível. Uma festa do figo não é, com certeza, só uma festa do figo... tem de capeta a iô-iô.
Mas não parou por aí - nem o calor, que aumentava minuto a minuto.
Ouvimos um outro som que vinha da ampla barraca do Churrasquinho Mimi. Nela, em um palco, um senhor negro, no estilo americano, todo de preto, cantava acompanhado por um teclado daqueles que reproduzem todos os instrumentos.
"Let me try again...let me try again...." e engatou a seguinte "New York, New York!!!!".
Cara, te digo de verdade: ele mandou tão bem quanto o Frank Sinatra. Uma voz de calar as mastigadas do povo sentado às mesas. E imagina: o pessoal, atacando os espetinhos Mimi, ao som do Frank, numa festa do figo?
E foi assim meu domingo no interior. O mais incrível é que sai de lá sem comer um figo se quer!
Sei lá se isso tudo tem algo demais... mas pra mim teve. Percebi que alguma coisa mudou o meu jeito de olhar. Let me?

Nenhum comentário: