30 de julho de 2011

Da série #semdesperdício

RH+

O cara era super hiper positivo. Daquele pra cima mesmo.
Até o tipo de sangue: A+, raro, porque raro é quem vive 24 horas acreditando que tudo vai dar certo, até nos sonhos. "Pesadelo?", dizia. "Não tenho disso, não. Pode até começar mal, mas no fim acaba tudo em paz".
Ele afirmava que não estava neste mundo por qualquer coisa. Queria o melhor.
Segundo Zeca Positivo (apelido carinhoso que ganhou dos amigos), não tem sentido deixar cair a gota fora do balde, porque ela se perde e não tem como recuperá-la. Nem o vacilo da piscada num segundo, porque ele também não volta mais. É aquela piscada ou será outra, completamente nova.
Zeca P. tinha frases que as pessoas acabavam tomando para si. Algumas viraram parachoque de caminhão. Outras estão grafadas em cartões de parabenização ou enfeitam geladeiras, em forma de ímãs.
O chinês do bairro pegou as frases mais impactantes para colocar no biscoitinho da sorte.
Coisas como: "Se você acha que hoje o dia está ruim, pensa que só você tem poder de mudá-lo"; "Não desperdice o dia vivendo-o como se fosse noite. Brilha logo porque até pão embolora se não recebe luz"; "Sem essa de que andar só é melhor do que mal acompanhado. Será que você é uma boa companhia?"
E daí por diante.
Virou profeta, ídolo, pai de santo, padre, pastor... davam para ele tudo o que era título. Mas ele sorria, balançava a cabeça e dizia sempre a mesma coisa: "Sou o que você queria ser, mas ainda não se deu conta, não".
Um dia, uma onda de azar caiu sobre a vida de Zé Positivo. Um incêndio acabou com sua casa e seu carro.
No trabalho, a empresa para qual trabalhava decretou falência e ele não recebeu nada quando dispensado. A esposa, que não era tão positiva assim, acabou adoecendo diante da pressão e faleceu, vítima de problemas no coração.
O filho, único, não aguentou a barra. Arrumou o pouco que tinha e foi viver com amigos numa comunidade alternativa.
O cachorro fugiu. O dinheiro acabou...
Tudo isso em menos de um mês.
As pessoas que diziam conhecer o Zeca Positivo faziam suas previsões: "Ele não vai dar conta!"; "Lá se foi o otimismo do nosso amigo!"; "Agora o Zeca vai saber o que é sofrer porque nem tudo dá certo mesmo".
Eu, como você que me lê, conheço pouco do Zeca, mas somos espertos o bastante para saber que ele não desistiu e que o pessimismo nem passou perto.
Zeca não foi visto mais por aqueles de sempre. O último que cruzou com ele relata que nosso amigo subiu num caminhão que tinha esta frase no parachoque: "Vou nessa,
porque não é todo dia que a vida passa a régua e deixa tudo começar de novo".

Nenhum comentário: